1- Qual o conceito de ponteiros dentro da Programação?
R: Um ponteiro é um tipo da linguagem de programação, capaz de referenciar outro valor alocado na memória através do endereço. Basicamente, ponteiro é uma simples implementação do tipo referência da Ciência da Computação.
2- Qual a sintasse para declaração de um ponteiro em C/C++?
tipo *nome_ponteiro;
int *ponteiro;
3- Qual o conceito de Árvore AVL em programação?
Árvores AVL, no contexto de programação, se refere à árvore que é formada na base de regras, ou seja, para se manter balanceada, é necessário que esta árvore obedeça algumas regras. Em outras palavras, são árvores balanceadas.
4- Qual o fator de balanceamento que utilizamos em sala?
R: FB= ALTURA_SUBARVORE_ESQUERDA - ALTURA_SUBÁRVORE_DIREITA.
5- Quais as manipulações para balanceamento que utilizamos em sala de aula?
R: Rotação Simples a Esquerda (RSE)
Rotação Simples a Direita (RSD)
Rotação Dupla a Esquerda (RDE)
Rotação Dupla a Direita(RDD)
6- Oque são grafos no contexto de programação?
R: Grafos, no contexto de programação, são estruturas matematicas capazes de codificar relacionamentos entre Objetos a pares.
São compostos por:
- Seus vertices(ou nós) são os objetos.
- suas arestas são os relacionamentos.
- Linha do metrô
- Rota de uma linha de onibus(pontos de onibus em uma rota são os objetos)
- Amizades em redes sociais(uma pessoa pode ser amigo de seu amigo, mas não seu.)
- Saída de um labirinto
Podem existir:
- GRAFOS DIRIGIDOS OU DIRECIONADOS
GRAU DE GRAFOS DIRIGIDOS
Para saber o grau de um grafo, basta contar as arestas que entram e saem em cada objeto individualmete. EXEMPLO:
GRAU D1: 2 (porque entra e saem duas arestas deste objeto)
*O self loop conta como duas arestas, pois este entra e sai do objeto.
- GRAFOS NÃO DIRIGIDOS OU NÃO DIRECIONADOS
Para se calcular o tipo de aresta nestes grafos, nao há entrada e saida, basta apenas contar a quantidade de arestas que cada um possui.
CAMINHOS: Os caminhos são todas as possibilidades que existem para chegar ate o ultimo grau.
EXE: D1, D2,D3,D5
D1,D3,D5
D3,D5
D4,D5
D4,D4,D5
Comprimento dos caminhos dos grafos:
Para se calcular o comprimento dos caminhos, basta apenas contar as arestas que estao envolvidas de cada caminho individual.
EXE: D1----- D2-----D3-------D5= 3
D1------D3-----D5 : 2
D3,D5
D4,D5
D4,D4,D5
*Quando ouver self loop, contar +1.
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